O que é o Tarot?

10-02-2020

De modo algum irei aqui tentar responder à antiga questão, colocada em todos os tempos e em todas as eras: o que é o Tarot?

Limitar-me-ei a descrevê-lo, pois qualquer resposta que pudesse aqui apresentar seria profundamente redutora, ficando sempre aquém da universalidade, da beleza, da complexidade e da perplexidade que acompanha o Tarot.

O Tarot é um oráculo constituído por 78 cartas, também designadas por arcanos ou lâminas, que se dividem em três grupos:

  • 1º grupo - 22 Arcanos Maiores
  • 2º grupo - 40 Arcanos Menores
  • 3º grupo - 16 Figuras da Corte

A palavra "arcano" (do latim arcanu "secreto") significa mistério, enigma, segredo profundo a ser revelado. É precisamente esse segredo que o Tarot desvela àqueles que buscam através dele uma orientação e um conselho sinceros.

Os Arcanos Maiores são 22 e conforme os baralhos poderão estar numeradas de 0 a 21, de 1 a 22 ou, ainda, de 1 a 21, sendo que, neste último caso a vigésima segunda carta, geralmente aquela que corresponde ao Louco, não se encontra numerada.

Os Arcanos Menores são 40 e estão estruturados em quatro naipes que por sua vez se encontram associados aos quatro elementos:

  • Ouros / Terra
  • Copas / Água
  • Espadas / Ar
  • Paus / Fogo

São numerados do Ás ao 10.

As Figuras da Corte representam 16 arquétipos da personalidade, resultantes da combinação dos quatro elementos (Fogo, Água, Ar e Terra) divididos em quatro famílias ou grupos: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Os Arcanos Menores e as figuras, como já se viu, estão associados a cada um dos 4 Elementos filosóficos de Fogo, Água, Ar e Terra, e definem a forma material de todas as coisas manifestas. Trata-se, portanto, da Energia Primordial manifestada no plano físico.

Assim, temos a seguinte relação:

  • Ouros - Terra (Campo Material)
  • Copas - Água (Campo Emocional)
  • Espadas - Ar (Campo Mental)
  • Paus - Fogo (Campo Espiritual)

O uso do Tarot é tão antigo que é difícil situar o seu início. A verdade é que ele chegou até nós como uma ferramenta sagrada que pode ser usada para o nosso desenvolvimento pessoal.

Existem inúmeras variações dos baralhos de Tarot, desde os desenhos, figuras, símbolos, cores, temas (como por exemplo, Tarot dos Anjos, Tarot dos Celtas, Tarot Egípcio) etc., mas todos eles respeitam aspectos incontornáveis, como por exemplo, o número de cartas (78) que constitui o baralho, a existência de Arcanos Maiores e de Arcanos Menores, e ainda mantendo inalterável, o significado original de cada carta.

Se esses princípios não forem mantidos já não estaremos a falar de Tarot, mas sim de Oráculos ou Jogos de Adivinhação.

Eva Veigas

S. Domingos de Rana, Cascais
Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora